Saturday, May 28, 2011

Dança para Segurar o Céu - TEDxVILAMADÁ

Em 26 deste mês de Maio, passados mais de 15 anos, reencontro a fala de Krenak, que mais uma vez reitera meu sentimento em relação a muitas urgências no modo como conduzimos nossa vida neste planeta.
A possibilidade se deu no envento promovido pelo TEDxVILAMADÁ, que veio colocando a reflexão sobre o MEIO AMBIENTE como a pauta principal de uma série de encontros, que culminaram em SP com a fala de Ailton Krenak. Fica aqui, portanto, registrado o meu agradecimento direto aos organizadores do evento - Taiana, Rita, Sueli, Iracema Guisone e Maurício Curi - que me convidaram para expor no TEDxVILAMADÁ o projeto Dança para Segurar o Céu, inspirado justamente por Ailton.
Dança para Segurar o Céu é o título dado a uma série de trabalhos realizados entre 2003 e 2004, que expressam esse sentimento sobre uma forma de relação sadia conosco e com o meio em que existimos. A natureza da arte, a meu ver, é das mais adequadas para registrar as etapas desta relação que devemos manter com o mundo ao nosso redor, seja ele o mundo da matéria, que inclui todos os lugares deste planeta, e igualmente, o sutil, da pura energia, que se manifesta em todos os seres que nele viverm.
É assim que, reiterando a fala de Krenak, deixo aqui mais uma vez a necessidade de estabelecermos esta conduta sadia com tudo que nos cerca: dançar com a vida para manter sobre nós e em nós este Céu que nos ampara. Concluo deixando  aqui uma reflexão: somos únicos, e a um só tempo, somos o que chamamos humanidade, mas, sendo um ou o outro, não somos diferentes de outras expressões de vida que também vieram a habitar este tempo e espaço, portanto, vivemos a oportunidade de conhecer a natureza que está pulsando em tudo a todo instante, mas para isto, precisamos urgentemente compreender que as "nossas" criações - a sociedade e a cultura científica contemporânea - não são um fim em si mesmas, mas apenas etapas dentro de um infinito processo Criador que nos escapa ao entendimento e nos ultrapassa o controle, sendo assim, vital agora, olharmos para o lá fora, para o Céu, que está vivo e habita nossos corações.

2 comments:

  1. Vc sempre me surpreede com seus textos...

    ReplyDelete
  2. Surpreender-se é uma graça do espírito daqueles que ainda sabem que sempre há muito mais para além do já vivido...congratulações Rachel, o mérito é todo seu!

    ReplyDelete