Thursday, May 05, 2011

A arte da água

 E na origem tudo converge para a Água. Tales, o sábio da Antiguidade anteviu o que Darwin e os microscópios potentes da contemporaneidade reafirmam a seu modo. Origem, no entanto que se estende para muito além da matéria observável em sua estrutura atômica. Somos mais do que H2O, mais do que seres evoluídos de organismos unicelulares de um mar primitivo, somos habitantes de um planeta Água, que flui dentro de nosso corpo e nos anima as emoções profundas. Nas profundezas de nosso ser está nossa Alma, dizem os textos teológicos, e ela é a sede da nosso origem.













Tanto quanto a Água, a Alma flui numa existência diáfana imisciundo-se às emoções que recebe como tintura, ganhando cores e formas diversas. Na aquarela encontramos um paralelo para este fenômeno. A Água base de todo a vida deste gênero de obra recebe da mão do artista os pigmentos que lhe correspondem a necessidade de expressão de uma emoção que fica gravada na folha de papel. Temos assim, a Água Alma, que é Fonte e Partícula, Mito e Ciência, atuando sob o Tempo Emoção, mediante a criação posta em movimento pelo artista, que é agente da Obra; e finalmente o receptáculo e testemunho destes princípios, o Corpo Papel, que guarda a ação da Arte, seus movimentos, emoções e meios, além de uma individualidade - o Artista - que tanto quanto a Aquarela, se desvanecerá um dia, retornando para onde está sua origem.



3 comments:

  1. Que essa Água Alma possa entrar em nossos poros e fluir na intensidade dos desejos e das substancias até o âmago dos corações.

    ReplyDelete
  2. O texto está ótimo e os desenhos são incríveis!Gostei muito da arte do fogo, tem alguma coisa ai que parece da civilizaçao asteca...
    Obrigado por seguir meu blog ! Bj

    ReplyDelete
  3. Caro amigo, é surpreendente esse seu trabalho, a vida cada dia nos mostra coisas novas entre elas descobrimos algo realmente bom. É isso que vejo no seu trabalho. Parabéns

    Amaral Ferreira.

    ReplyDelete