Wednesday, May 29, 2013

Anacã - de Darcy Ribeiro

Para aqueles que gostariam de entender um pouco mais sobre a identidade do índio brasileiro, indico a leitura de MAÍRA, romance de Darcy Ribeiro, e de quebra, certamente virá à luz a imagem de Anacã, aquele que antes de ser índio mairun, é Homem, e nesse sentido, dirá diretamente à vida que nos anima neste mundo de gentes e bichos, de mato e de águas, de luzes e trevas.

"o único a vencer numa guerra é aquele que não participa dela"

Rumores de guerra sempre estão no ar, parece ser algo constitutivo da raça humana. Do mesmo modo, argumenta-se de que a guerra é um fato transformador, a partir do qual as contingências insuportáveis são violentamente superadas, criando-se um vazio onde se funda uma nova realidade, melhor, evidentemente.Mas o caso é que a experiência histórica nos mostra o contrário, e as guerras são apenas subterfúgios que anulam as forças verdadeiramente transformadoras, misturando-as num balaio de gatos, que por fim, camufla as evidências da vitória dos "mesmos" padrões. Assim venceram os Senadores Romanos ao aclamarem Augusto como imperador de Roma; venceu a burguesia Girondina ao convocar Napoleão - ou alguém crê na vitória dos direitos humanos dos Iluministas?; venceu a elite industrial alemã ao apoiar Hitler; e venceram os cafeicultores mineiros ao apoiarem o golpe de 30 com Getúlio...a lista não pára mais, pode-se elencar vencedores de guerras até perder o fôlego, mas ao final, veremos que o modelo implantado beneficia apenas que promoveu a guerra sem participar dela.
Nunca se poderá arguir sobre a necessidade da guerra sem incorrer na incompetência da razão e sobretudo da fé na humanidade que nos diferencia das saúvas ou hienas.

Vênus, em essência, também tinha alma de índia.


Sunday, May 26, 2013

condição social

...e em verdade, tudo o que há no espaço social é a relação que se vê por 
trás de uma máscara.














Friday, May 24, 2013

Vestígios

...e assim como é no alto é abaixo, sendo Lei imutável e perfeita...

Sunday, May 12, 2013

art for sale


...martyr


DO QUE NÃO SE PODE TER MAIS DO QUE APENAS UMA REMINISCÊNCIA

O VÉU DO MÍSTICO



O místico encobre verdades com véus de seda, na esperança de que, na verdade, ninguém mais descubra que seu único mistério, não é senão a própria seda que mostra.

O ILUSIONISTA OU A CONDIÇÃO DA MENTE



Dentro uma caverna, a mente observa as sombras de suas idéias projetadas numa parede que as deforma; e vendo estas imagens, acredita que pode descobrir a verdade sobre todas as coisas, sem imaginar, que o que torna tais sombras possíveis, é justamente a Luz externa, que passando pela abertura da caverna, incide na mente e a vivifica para si mesma e a torna capaz de projetar um mundo inteiro.

Saturday, May 11, 2013

o poço

Utopia?


Ser humano é utópico...utopia não é o socialismo, que não é também o comunismo, utopia é o que há de mais democrático, e a própria democracia ainda é apenas uma utopia, todos podem ter direito à sua própria noção de qual seria a melhor forma de governo e num dado momento vir a compartilhar sua vontade diante dos "iguais", sem que nada disso altere o quadro da desigualdade dos meios de realização que temos para sermos felizes. Não havendo igualdade, senão no fato de sermos todos diferentes, a utopia é nosso fator comum, é o que nos move, inexoravelmente, e ainda que nunca cheguemos em parte alguma juntos no entendimento sobre o que é o melhor para todos, é desejável mantermos os sonhos de um porvir mais humano, distante das perspectivas oferecidas pelos modelos totalitários que há séculos nos vem dizendo o que devemos ser.

sonhar o mundo

Antes de conhecer o homem sonha com aquilo que permeia seu mundo interior.
Before I met the man dreams of what permeates his inner world.

CEGO

Ver o mundo...há os que vendo, nada sentem; outros, mesmo sentindo, fingem não ver; alguns gostariam de ver, mas são impedidos pelo que julgam saber; e tantos outros, sabendo que poderiam ver, temem por isto, e também não podem ver; apenas muito poucos aceitam o que vêem; mas mais raros ainda, são que vendo, não aceitam que assim seja, e inconformados, fazem com que todos os demais sintam-se inspirados a promover mudanças em seu modo de ver o mundo. Estes merecem ser vistos eternamente.

a viagem da alma

https://www.facebook.com/notes/mauro-andriole/a-viagem-da-alma-dan%C3%A7a-para-segurar-o-c%C3%A9u/1608637994471
por Mauro Andriole (Notas) em Domingo, 19 de Junho de 2011 às 23:14

imagem: monotipia de Andriole sobre fotografia de Rodrigo Peterson

...chego aqui depois de "lá" ter permanecido, "lá onde nenhuma palavra pode exprimir", mas a certeza dos sentimentos impede de negar. Neste "lá" que de algum modo sinto ser também o aqui e o agora, vivi a vida de todos, de todos os sentimentos, das dores e das ambições, dos ódios e medos, o que me vem ainda é a única verdade perene: a Luz. E para não ser assim tão subjetivo, e deixar os irmãozinhos sem nada que possa referenciar o lugar onde permaneci, explico que participei de um ritual milenar, ancestral, no qual, o que menos importa é a explicação, e o que mais importa é a lembrança de que nenhuma diferença significativa realmente existe, tudo é apenas uma variação visível da Luz.
Eis que a voz se torna símbolo luminoso, e de cada tom emergem sentimentos ao redor de uma aparente fogueira. Na chama arde a consumação de um destino comum à lenha como ao homem, carregar toda uma vida nascida da terra que ao fim retorna ao eter. Engana-se aquele que, pensando ser poema ou filosofia passa ligeiro os olhos sobre o que, embora possa ser encontrado em poesias e literatura - inclusive a medíocre - se manifesta a todo tempo imerso no óbvio. Na absoluta imediatez da matéria só há uma realidade: a energia.
Falamos aqui de física? Ah, até se pode encontrar isto também na física, e porque não?
Do que estou falando então? Ora, de tudo, de tudo o que É e nunca deixa de ser enquanto há uma consciência da existêmcia de si mesmo. E não nos enganemos - ou pior ainda, não sejamos soberbos - ...diferente de crer que a consciência é privilégio humano, o que "lá" se percebe é que tudo é consciência. Assim, Luz é consciência, consciência é existência. A incapcidade de comunicação nos impede de admitirmos outras formas de consciência. Fomos educados para negar isto como algo óbvio - se não é igual não existe. Porém, por outro lado, somos capazes de admitir "frequências", "vibrações", "ondas" que podem irromper da matéria "inconsciente de si" - minerais e plantas. Ora, escapando de nosso anacronismo humano, o que seríamos do ponto de vista de uma rocha colossal como a do Pão de Açúcar? Diante da idade desta pedra o que pode parecer a vida humana? E se tivermos a capacidade de ir um pouco mais além, que importância temos diante de uma rocha de tal magnitude?
Fala-se de salvar o planeta quando em verdade a única ameça recai sobre a vida humana, ou alguém julga que levaremos tudo para um imenso buraco se perdermos o jogo?
Fica aqui, no entanto, este testemunho insólito, que beira o ridículo de assemelhar-se aos discursos estúpidos que tentam fazer ver o invisível, no qual afirmo ter experimentado estar "lá", no inominável, de onde só pode se voltar com uma imensa vontade de viver muito para abraçar todos os instantes como se fosse o único.
Amor a todos.

Celacanto

...andando por estas areias daqui de Itanhaém encontrei um vestígio de que tudo na natureza é uma repetição de uma mesma forma e força organizadora, coube a mim assumir meu papel nesse processo eterno do vir a ser...e veio a ser o Celacanto.